QIX
www.qix.com.br
Atuando desde 1991 no mercado calçadista, a Qix Skateboards especializou-se na produção de tênis para a prática de skate. O diferencial da empresa sempre foi a constante preocupação com a qualidade do produto e o incentivo ao esporte, com a organização, apoio e patrocínio de campeonatos, eventos e atletas. Essa atitude impulsionou a expansão da marca por todo Brasil e, também, a prática e a descoberta de novos talentos do skate pelo país. Hoje, a Qix International patrocina e apóia 12 atletas, nas categorias Profissional, Amador e Iniciante. Produz 1.500 pares/dia e gera mais de 300 empregos diretos e mais de 100 indiretos. Seu parque fabril está localizado em São Sebastião do Caí (RS), área onde também estão concentradas as demais unidades da empresa, assim como a distribuição da linha de acessórios (bonés, mochilas, meias, cintos e carteiras) e materiais de skate (shapes, rodas e trucks).
A partir de 2000, a empresa reformulou suas operações e iniciou um plano de expansão comercial para o exterior. Apesar das condições econômicas atuais desfavoráveis à presença do calçado brasileiro no exterior, a Qix International mantém pontos de distribuição na Argentina, Chile, Portugal e Espanha. De lá para cá, também tem realizado fortes investimentos nas áreas de comunicação e marketing. Em 2004, foi a primeira empresa brasileira a levar e custear seus atletas profissionais em circuitos e campeonatos europeus de renome. A Qix Tour Europa passou pela França, Portugal, Espanha, Alemanha, República Tcheca e Holanda.
A mesma política foi mantida no Brasil, com tours que percorreram o país, com demos, sessão de autógrafos, distribuição de pôsteres e brindes, sessões de fotos e vídeo. Em 2008, a Qix Original Tour começou, em abril, no RS e em outubro, no RJ, relembrando o início desse tipo de ação em 91/92. A Qix International também continua esse ano investindo no patrocínio, apresentação e apoio de campeonatos e circuitos em vários estados do Brasil, área em que sempre se destacou no cenário nacional. No ano 2007 e 2008, por exemplo, direcionou investimentos para o Circuito Brasileiro Amador da Qix.
QUICKSILVER
www.quicksilver.com
A história começou quando o surfista australiano Alan Green decidiu ganhar a vida criando “board shorts” (bermudas de surfe), e assim, tentar viver do surfe, sua grande paixão. Com a entrada de John Law na sociedade ambos começaram a desenvolver um novo conceito de bermudas especiais para a prática do surf e fundaram a QUIKSILVER no ano de 1969 em Torquay (estado de Victoria) na Austrália. As primeiras bermudas, com velcro no lugar de zíper, eram vendidas em pequenas lojas especializadas em surfe já em 1970. As primeiras exportações aconteceram em 1974 para lojas localizadas no Havaí. Poucos anos mais tarde conseguiram unir o design à funcionalidade, fazendo “boardshorts” para os melhores surfistas do mundo. Os primeiros surfistas patrocinados pela marca foram Rabbit Bartholomew, que viria a se tornar campeão mundial, e Bruce Raymond.
Quando em 1976, o americano Jeff Hakman, um dos primeiros surfistas patrocinados pela marca, obteve a licença para produção e distribuição da marca nos Estados Unidos, a empresa ganhou enorme impulso. Junto com seu amigo Bob McKnight, resolveram vender as peças no porta-malas de sua caminhonete, enquanto viajavam de praia em praia na costa da ensolarada Califórnia. Em 1985 iniciaram a distribuição dos produtos em lojas de departamento como Macy's, Marshall Fields, Dayton Hudson e Dillard’s, e rapidamente os produtos da QUIKSILVER se tornaram extremamente populares. A primeira loja da marca foi aberta na praia de Newport (estado da Califórnia).
Em 1990, a empresa resolveu investir no público feminino com o lançamento da marca ROXY, que, em 1994, lançou as primeiras bermudas desenvolvidas especialmente para as mulheres praticarem surfe. O sucesso não parou por aí. Anos mais tarde a marca conseguiu penetrar no grande mercado mundial e se tornou a maior e mais bem sucedida empresa do setor no mundo, principalmente depois do ano de 2000, quando os licenciados americanos compraram os direitos da marca QUIKSILVER na região asiática e pouco depois unificaram as operações. Em 2002, através de uma parceria com o atleta profissional de skate Tony Hawk, introduziu uma linha especialmente para os amantes desse esporte.
Em 2004, pela primeira vez na história, o faturamento rompeu a barreira de US$ 1 bilhão, muito em virtude da diversificação de suas linhas, que englobam, além do surf, o esqui (a linha foi introduzida em 1988) e outros esportes radicais. No ano seguinte a empresa adquiriu a tradicional produtora de equipamentos de esqui Rossignol, mas a venderia três anos depois. Nos últimos anos sua linha de produto foi ampliada contando também com relógios, óculos, produtos pessoais e vestuário casual. A última inovação da marca foi o lançamento no mercado da QUIKSILVER WOMEN, uma linha de roupas e acessórios voltados para mulheres de 18 a 24 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário