OAKLEY
www.oakley.com.br
Tudo começou em 1975 quando o “cientista maluco” Jim Jannard, munido de apenas US$ 300 e um laboratório improvisado na garagem de sua casa criou manoplas de motocicletas (capas que revestem as extremidades do guidão) com design e material inovadores - de forma orbicular, projetadas para receber a mão do piloto que, feitas de unobtanium, material que proporcionava adesão perfeita quando em contato com a água. Sua próxima invenção, em 1980, foi os óculos para a prática do motocross O Frame MX, conhecidos como Goggles, com designer curvilíneo e lentes especiais, que rapidamente encontrou adeptos em atletas profissionais como Mark Barnett, Marty Smith, Johnny O‘Mara e Jeff Ward. Rapidamente os óculos ganharam a reputação de qualidade e estilo único, levando a marca OAKLEY a se expandir e ficar conhecida. Em 1984, baseada na experiência adquirida na produção e desenvolvimento dos óculos para motocross, a empresa lançou seus primeiros óculos escuros para sol chamado Eyeshades, além de introduzir os chamados O Frame Snow, óculos especiais para a prática de esqui na neve.
A OAKLEY registrou cerca de 600 patentes e 800 marcas, incorporando alta tecnologia na sua linha de óculos como M Frames, Sub Zeros, Moons, The X-Metal, Eye Jackets, entre outros modelos. A empresa utiliza desde materiais como Titânio, Magnésio, Acetato, até Kevlar na confecção de seus óculos. Somente em julho de 1999 a marca inaugurou sua primeira loja própria, chamada O Store, na cidade de Irvine, estado da Califórnia. O sucesso da loja, levou a inauguração de seu primeiro outlet na cidade de Milpitas na Califórnia. A marca em 2002 lançou nada menos que 413 novos produtos. Aos poucos a OAKLEY foi expandindo seus produtos e ao mesmo tempo, que quebrou as barreiras da tecnologia em óculos, que vão desde US$ 65 à US$ 375, lançou-se no mercado calçados, relógios, vestuário e demais acessórios esportivos. Em 2007 o grupo italiano Luxottica, o maior fabricante mundial na produção, fabricação e distribuição de óculos de sol, anunciou a compra da OAKLEY por cerca de US$ 2.3 bilhões.
Recenetmente, em 2008, a marca americana lançou uma linha de produto polêmica. A Oakley não quer, definitivamente, discrição. A marca introduziu no mercado americano uma touca repleta de dreadlocks, tipo de penteado muito comum entre os cantores de reggae, e batizou-a de Oakley Medusa Hat. Para combinar, a marca criou óculos bem grandes e cheios de estilo que podem ser usados em pistas de esqui.
OSKLEN
www.osklen.com
A história de uma das mais modernas e badaladas grifes brasileiras começou com Oskar Metsavaht um gaúcho nascido em Caxias do Sul, numa família de médicos que tinha por hobby a prática de esportes radicais e viagens de aventura. Seguindo o exemplo, ele também se formou em medicina. Em 1986, com 25 anos, morando no Rio de Janeiro, foi convidado a participar de uma expedição ao monte Aconcágua, na Cordilheira dos Andes. Eram cinco alpinistas e mais quatro repórteres e cinegrafistas do programa Globo Repórter. Oskar era o médico da equipe e, como tal, teve que se preocupar, entre outras coisas, com a roupa ideal para a viagem. Não havendo, no Brasil, nenhum tipo de vestuário adequado à neve, ele teve que recorrer à bibliografia estrangeira, para pesquisar tecidos e modelos especiais. Acabou por desenvolver um tecido (chamado de Storm Tech System), com membrana interna impermeável, que permitia a evaporação do suor, mantendo o corpo seco e aquecido, ideal para prática de esportes de inverno. Foram feitos, artesanalmente, pouco mais de dez casacos com o tecido.
Na volta da viagem, com a repercussão televisiva, ele teve que produzir mais unidades para atender aos pedidos dos amigos. Em 1988 foi para a França fazer o curso de especialização em Traumatologia do Esporte no Hospital Pitié-Salpetrière de Paris. Escalou o Mont Blanc (maior monte da Europa), conheceu muitos alpinistas e também estilistas franceses. A partir daí, lançou a marca OSKLEN (mistura dos nomes Oskar, Leonardo, seu irmão, e Milene, uma antiga namorada) para casacos de neve.
Em 10 de dezembro de 1989, inaugurou a primeira loja OSKLEN no balneário turístico de Búzios, investindo US$ 7 mil. Parecia um erro primário vender roupas para neve em uma cidade praiana. Porém, o público que freqüentava os hotéis de Búzios era o mesmo que visita países frios. Essa foi a oportunidade percebida pelo fundador para vender seus casacos de neve. Além dos casacos, para incrementar o mix de produtos da loja, passou a vender mochilas, camisetas e bermudas.
O sucesso em Búzios levou à abertura da segunda loja, no São Conrado Fashion Mall, em 1991. Ainda neste ano, Oskar trouxe para o Brasil a vanguarda do estilo do snowboard e desenvolveu uma nova linha de casacos, em tecidos de alta tecnologia. No ano seguinte, a marca realizou uma ação de marketing bastante ousada: o primeiro desfile da marca, no Golden Room do Copacabana Palace, reunindo embaixatrizes, surfistas, socialites, artistas. Seu estilo, aliado a uma coleção e edição de moda de vanguarda, faz com que os jornalistas elejam a grife como a melhor de moda sportswear no prêmio Rio Sul. Era o início de sucesso da OSKLEN no mundo fashion. Ao longo da década de 90 foram vários os eventos esportivos e expedições em que Oskar participou ou promoveu (Alto Xingu, Indonésia, Amazonas, Andes, Pantanal, Alaska, Fernando de Noronha, Himalaia, Bonito, Nepal, Floresta da Tijuca, África), sempre tirando proveito desses eventos para divulgar a marca OSKLEN. Uma delas, ao Tahiti, inspirou a primeira coleção de bermudas de surf, lançada em 1996, com tecido especial (chamado Aqualight) e estampas de hibiscos da região.
Em 1997, Oskar Metsavaht é convidado pela Chrysler para estilizar o interior do modelo Jeep Cherokee em uma série limitada OSKLEN. No final da década surgiu a linha feminina da marca. Além do snowboarding, a marca ampliou as coleções com produtos para surf, trekking, skate, etc, além da linha fashion - tudo sempre com muita pesquisa em design e tecnologia têxtil. Se no início a marca foi reconhecida por sua qualidade internacional e pelos novos conceitos de esportes de ação e aventura somados a estilos urbanos, logo a OSKLEN seguiria um caminho natural na busca pelo design inovador. Nascia assim, em 2003, a Osklen Collection, com peças conceituais confeccionadas em seu ateliê de estilo com materiais sofisticados, acabamentos especiais e em séries limitadas. Foi neste momento que a marca passou a desfilar no São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, com a apresentação da coleção Surfing The Mountains.
Há cerca de dez anos a OSKLEN foi re-posicionada como uma marca global. A primeira loja no exterior foi aberta em Portugal em março de 2003. O país, escolhido para iniciar a plataforma internacional da marca por sua proximidade cultural e na língua, detém hoje quatro unidades. Apesar de precisar adaptar alguns produtos por conta da cultura local dos mercados estrangeiros em que entrava – fabricar calças com pernas menores para os japoneses, por exemplo, a entrada da marca em outros países não precisou passar por nenhuma grande mudança. Nos últimos anos a OSKLEN vem investindo no mercado internacional, já tendo aberto mais de dez lojas na Europa, Estados Unidos e Ásia. Diferentemente do Brasil, onde a OSKLEN é mais conhecida por vender uma moda de surf, “lifestyle”, no exterior tem se posicionado como uma grife de luxo, com clientes do jet set internacional.
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