terça-feira, 31 de agosto de 2010

Roupas famosas "R"

RALPH LOUREN
www.ralphlouren.com
O ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e Ralph Lauren chamava a atenção pelas quais usava, que tinham 10cm de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas idéias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, porém, a invenção de Ralph foi descartada. Ele se transferiu, então, para uma empresa maior, também de moda masculina, a Beau Brumell, que decidiu criar uma marca para as gravatas - e Lauren buscou inspiração no sofisticado jogo de pólo. A sofisticação, na verdade, sempre fora a sua meta. Desde adolescente, ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que suas roupas seriam, antes de tudo, sofisticadas. Depois de vender, em 1967, US$ 500 mil em gravatas, começou a produzir sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo IVY LEAGUE. Clássica, mas contemporânea, a coleção foi um sucesso. Nesta época, 1969, já possuía uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s.

O emblema da POLO foi visto pela primeira vez em 1970 numa linha de roupas feminina. No ano seguinte a loja exclusivamente da marca foi aberta na chique Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista a abrir loja própria. Neste mesmo ano, chegava a vez das mulheres usarem RALPH LAUREN, começando pelas camisas e logo chegando a um guarda-roupa completo (suéteres Fair Isle; saias pregueadas; camisas sem gola; vestidos de veludo com gola de renda; calças e saias de flanela), inspirado nos trajes ingleses de montaria. Mas, desta vez, a reação não foi boa - tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças para homens. Em 1972 a famosa camisa pólo aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca, podendo ser encontrada em 24 cores diferentes. A campanha publicitária “Every team has its color-Polo has 24” foi lançada nessa mesma época. Em 1977, porém, chegava a consagração do estilo feminino: Ralph Lauren criou o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme Annie Hall, de Woody Allen, e viu sua coleção feminina conquistar o mundo. Um pouco antes, em 1974, um outro filme havia dado fama internacional a Lauren - todo o guarda-roupa masculino de O Grande Gatsby, com Robert Redford como astro principal, foi criado por ele.

Os anos 70, de fato, deram início a uma avalanche da grife, que passou a existir ao lado da POLO, com o lançamento de roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, sua home collection, uma linha de artigos para casa, de móveis antigos a lençóis, de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais - tudo arrumado, nas lojas, de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tem a impressão de se estar numa casa cujo dono está bem ali, na sala ou no quarto ao lado. Em 1981 se tornou o primeiro estilista americano a abrir loja na Europa, mais especificamente na cidade de Londres na New Bond Street. A loja de Londres se tornou um grande sucesso, difundindo a marca pelo continente europeu. A loja de Paris foi inaugurada em 1986, tornado-o o primeiro estilista americano a possuir loja exclusiva na Cidade Luz. Nos anos seguintes, a grife americana diversificou sua linha de produtos ingressando em outros segmentos, lançando uma infinidade de perfumes, outras marcas como a POLO SPORT e inaugurando lojas nas principais cidades cosmopolitas do mundo.

Em continuidade aos seus planos de expansão, a RALPH LAUREN inaugurou em 2008 uma luxuosa boutique na Avenue Montaigne, em Paris, uma das ruas de maior prestígio para as marcas de luxo. A loja, voltada exclusivamente para o segmento feminino, reúne apenas as coleções de moda e acessórios, utilizando os elementos mais luxuosos da marca. Na loja serão vendidas as bolsas Ricky. A bolsa em couro de crocodilo de 20 mil euros só será vendida sob encomenda, com quatro meses de prazo para a entrega. Enquanto isso, a divisão de jóias e relógios da RALPH LAUREN, criada em parceria com a Compagnie Financière Richemont SA, apresentou a sua primeira coleção em janeiro no Salão Internacional da Alta Relojoaria, em Genebra.



REEBOK
www.reebok.com.br
Em 1890, na cidade inglesa de Bolton, o jovem Joseph William Foster, membro do clube atlético British Bolton Primrose Harries, desenvolveu o primeiro par de tênis atlético com solado serrilhado (com cravos), motivado pela necessidade dos atletas correrem cada vez mais rápido, martelando um conjunto de pregos feitos por ele nas solas de seus sapatos. Cinco anos mais tarde, a empresa J.W. Foster Company começou a confeccionar os tênis a mão para os principais corredores do país. Não demorou muito para conquistar uma clientela internacional elitizada. Continuou a revolucionar a indústria de calçados esportivos inventando outros produtos, como o “Running Pump” que foi apresentado em 1909. Nas olimpíadas de 1924 atletas já calçavam os tênis feitos por Foster. Somente em 1958, quando a empresa passou para as mãos de seus filhos James e John e de seus netos Jeffrey e Joseph Foster, passou a chamar REEBOK (uma espécie de gazela africana muito veloz).

Em 1979, Paul Fireman, um grande distribuidor de produtos esportivos, apresentou os tênis REEBOK em uma Feira Internacional de Esportes. Negociou a licença e a distribuição do produto para os Estados Unidos e nesse mesmo ano, três modelos eram introduzidos no mercado norte americano custando US$ 60, sendo os tênis de corrida mais caros do mercado na época. Em 1981, com as vendas excedendo US$ 1.5 milhões, a empresa começou a dar o grande passo para reconhecimento da marca ao lançar, em 1982, o primeiro tênis atlético feminino, especialmente para a prática da ginástica aeróbica, chamado Freestyle - conhecido atualmente como Classic - que se tornou o tênis feminino mais vendido do mundo. Com este produto a REEBOK antecipou e encorajou três tendências de peso que transformaram a indústria do calçado esportivo: o exercício aeróbico, o fluxo das mulheres na prática esportiva e a fabricação e aceitação do calçado esportivo adequadamente desenhado para adultos, tanto para uso na rua como “casual”. O sucesso do produto levou ao lançamento da versão com cano alto (identificada por dois velcros ao redor do tornozelo) e várias cores como preta, vermelha, amarela e azul.

Em 1984 Paul Fireman comprou a empresa da família Foster. Nesta década a REEBOK começou sua expansão internacional com distribuição de seus produtos na Alemanha (1987), Dinamarca (1984), Espanha (1987), França (1984), Itália (1986), Portugal (1987), Suíça (1986) e Suécia (1986). Através de ofertas públicas de ações no final desta década, a REEBOK captou aproximadamente US$ 160 milhões em capital, possibilitando a diversificação de sua linha de produtos através da aquisição de outras empresas de calçados como a Rockport (uma das empresas mais importantes em design de tênis casuais de alto conforto), Frye, Avia e a italiana Ellesse (fabricante de calçados e roupas esportivas com preços elevados). De 1988 até o fim de 1991 a REEBOK ampliou sua distribuição para 129 países.

Em 1992, a REEBOK iniciou uma mudança de sua imagem, antes voltada somente para a prática da ginástica e exercícios físicos (Fitness e Exercisses), lançando linhas esportivas para o futebol americano, futebol, baseball, basquete, track & field e outros esportes, aumentando sua presença esportiva internacional com novos estilos de tênis e acessórios para a prática esportiva. Essa mudança surtiu resultado na Olimpíada de Atlanta em 1996, onde 30% dos atletas utilizavam produtos com a marca REEBOK. Esta década marcou o início de uma estratégia importante para a exposição da marca: os grandes contratos publicitários com atletas de nome como o jogador de basquete Allen Iverson e a tenista Venus Williams. Os contratos com grandes Ligas Profissionais começaram em 2001 com a NBA (com duração de 10 anos) e em 2002 com a NFL (Liga Profissional de Futebol Americano), para licenciar produtos das equipes profissionais.




REEF
www.reef.com.br
A REEF cria produtos autênticos e inovadores inspirados no surf e envolvendo um estilo de vida ligado à praia.
A história da REEF começa com 2 irmãos surfistas Argentinos, Fernando e Santi Aguerre.
No inicio dos anos 80, os 2 irmãos moveram-se para o sul da California para fundar a marca com apenas 4000 dólares de capital.
Nunca imaginaram ter criado o que ser tornaria na referência nos chinelos de praia, projectando a marca para o primeiro lugar a nível mundial.
A REEF patrocina os melhores surf riders tais como Rob Machado ou Bobby Martinez, continuando a oferecer produtos de grande durabilidade e de acordo com o espírito “tranquilo”.

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