terça-feira, 31 de agosto de 2010

Roupas famosas "M"

MISS SIXTY
www.misssixty.com
Tudo começou no final dos anos 80, quando os modernos cortes das calças jeans feitas exclusivamente para homens, vendidas na loja da marca Energie (fundada em 1984 e originalmente uma loja de roupas experimental e inovadora, ligada ao mundo cultural e artístico do início dos anos 80), em Roma na Itália, conquistaram a preferência de mulheres descoladas. A atitude intrigou os empresários Wichy Hassan e Renato Rossi, que viram aí a oportunidade de expandir os negócios. A grife feminina MISS SIXTY, lançada em 1991, alcançou sucesso rápido e garantiu novo status aos jeans, criados especialmente para o corpo feminino e direcionados a um público feminino exigente, que buscava inovação, originalidade e variedade constante e que gostava de brincar com as roupas para definição de um estilo próprio.

Reza a lenda que os empresários, fascinados pela estética da década de 70, tentaram utilizar os nomes Seventy e Miss Seventy, mas as marcas já haviam sido registradas por outra empresa. Assim, surgiu a MISS SIXTY, com uma década de diferença no nome (“sixty”, em inglês, significa “sessenta”). O visual psicodélico, as cores, o glamour e a originalidade dos anos 70, no entanto, sempre foram predominantes na coleção. Outra característica que a marca herdou da Energie foi a aplicação de adereços e tecidos peruanos nos jeans, além de camisetas com estampas originais. A primeira loja exclusiva da marca foi inaugurada em Londres no ano de 1999.

A marca desembarcou no Brasil em 2002, quando inaugurou sua primeira loja no país, localizada na disputada Rua Oscar Freire, no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo. Anos depois, o Rio de Janeiro também ganhou sua loja, localizada no Barra Shopping. Além das lojas exclusivas, a marca também possui uma fábrica brasileira, responsável por 60% dos produtos que abastecem todas as lojas da América Latina, que recebe tecidos e modelagens da matriz italiana e “monta” as peças aqui.

As grandes novidades da MISS SIXTY em 2005 foram os lançamentos do primeiro perfume da marca e de uma coleção de roupas e calçados para crianças e adolescentes, de quatro a 14 anos. O perfume nasceu da parceria da marca italiana com a norte-americana Coty, uma das maiores indústrias de cosméticos do mundo. Um departamento de moda infantil foi criado exclusivamente para a criação dessas coleções – não somente da MISS SIXTY, mas também da Energie. Com aproximadamente 130 itens, a coleção MISS SIXTY JUNIOR foi lançada, em princípio, apenas em algumas lojas na Europa. Além disso, outras parcerias foram fechadas neste ano: uma com a Morelatto, para a produção de uma coleção de jóias, e outra com a Coccinelle, para o lançamento de uma nova linha de bolsas e acessórios de couro.



MIZUNO
www.mizunobr.com.br
A história de uma das mais tradicionais marcas esportivas do mundo começou no dia 1 de abril de 1906 quando Rihachi Mizuno, um devotado fã do baseball, e seu jovem irmão Rizo, fundaram a Mizuno Brothers Ltd. na cidade japonesa de Osaka, para fabricar, inicialmente, produtos ortopédicos. Talvez isso explique porque, mais de um século depois, a MIZUNO é uma das marcas que mais entende de pés. No ano seguinte iniciou as vendas de produtos e equipamentos para a prática do baseball, golfe e atletismo importados dos Estados Unidos. Alguns anos depois, em 1910, a pequena loja mudou de local e nome, passando a chamar MIZUNO SHOP. O sucesso da pequena empresa fez com que, em 1912, fosse aberta a primeira filial na cidade de Tóquio. No ano seguinte, Rihachi, decepcionado com a qualidade dos materiais de baseball e golfe importados, começou a fabricar tacos e luvas para a prática do baseball, inaugurando, em 1914, a primeira fabrica para a produção de equipamentos esportivos.

Até a década de 20 a marca esteve envolvida diretamente com formações de pequenas ligas e torneios de Baseball pelo Japão. Em 1921 iniciou a produção de equipamentos para a prática do golfe. Dois anos depois foi a vez do esqui ganhar importância dentro da empresa, que mudou seu nome para Mizuno Sporting Goods Company. Nos anos seguintes várias outras lojas foram abertas por cidades japonesas. Quando completou 30 anos de existência, em 1936, a empresa começou a fabricar planadores. Com a Segunda Guerra Mundial a empresa teve suas atividades praticamente paralisadas. A MIZUNO começou a ganhar projeção internacional nas Olimpíadas de 1948, quando o atleta americano, Smith, da equipe de atletismo, conquistou a medalha de ouro no salto com vara usando um equipamento produzido pela empresa.

Sempre inovando em pesquisas, a marca inventou e patenteou o taco condensado de Baseball no ano de 1957. Nos anos que se seguiram a marca esteve envolvida em inúmeras atividades como em 1966 quando assinou um contrato com a australiana Speedo para desenvolver equipamentos para natação. Pouco depois, em 1969, estabeleceu a subsidiária americana na cidade de Los Angeles, ingressando no enorme mercado esportivo dos Estados Unidos. Em 1975 começou a comercializar o taco de Baseball feito de metal, que o tornava bem mais leve que os outros.

O ano de 1977 foi muito marcante para a marca, pois foi o início da era de patrocínios de atletas de ponta, como o golfista Seven Ballesteros. O atleta Carl Lewis, um dos maiores ídolos do atletismo americano da época, assinou contrato de patrocínio com a MIZUNO em 1987. No ano seguinte foi a vez da atleta Florence Griffith Joyner passar a vestir material da marca, além da famosa seleção de rúgbi da Nova Zelândia, conhecida como All Blacks. Foi no início desta década que a subsidiária americana passou a desenvolver, fabricar e distribuir equipamentos, calçados e vestuário para o setor esportivo, em diversas modalidades: corrida, voleibol, beisebol, entre outras. No Brasil, a marca também apareceu nesse período. Na década de 90 o marketing esportivo ganhou ainda mais força dentro da empresa, que assinou contratos de patrocínios com grandes atletas como o tenista Ivan Lendl e o golfista Nick Faldo, além de patrocinar inúmeras equipes olímpicas. Nesta década a empresa fortaleceu sua presença internacional, e na década seguinte iniciou a inauguração de uma série de mega-lojas da marca com a primeira sendo aberta na China em 2004.




MORENA ROSA
www.morenarosa.com.br
O Grupo Morena Rosa iniciou suas atividades como uma micro-empresa, em 1993, na cidade de Cianorte (PR). A iniciativa surgiu de três casais, Marco e Valdete Franzato, Valdiva e Osmar Jorge e Leila e Enivaldo Barella. Na época, confeccionavam moletons com quatro máquinas de costura, que eram vendidos para lojas de atacado, já com o nome Morena Rosa.

Aos poucos, foram conquistando clientes e sentiram a necessidade de criar uma grife para atender ao público masculino. Em 1997 surgiu a Zinco. A estrutura foi aumentando, aprimoraram os produtos e, no ano seguinte, saíram do atacado e passaram a comercializar as peças através de representantes. O crescimento continuou e lançaram, em 1998, a Maria Valentina, a princípio voltada para um conceito utilizado na época: jovens senhoras.

No início de 2006 decidiram reestruturar a empresa e dar vida própria à cada grife, com departamentos de criação individualizados e uma equipe de estilo responsável por cada grife. Cada marca tem seu perfil próprio. A Morena Rosa é voltada para mulheres jovens, ousadas e sensuais. Contrata modelos renomadas para estrelar suas campanhas e realiza um trabalho estratégico de marketing, posicionando-se como uma grande marca nacional. A Zinco é dirigida para público jovem, feminino e masculino, e segue uma linha streetwear e casual. A Maria Valentina, após reformulação, está repaginada e atende a mulheres clássicas, que associam moda à arte e à cultura. Ainda oferecem moda praia, com a Morena Rosa Beach e linha para ginástica com a Maria Valentina Fitness, criada em junho de 2007.

O principal diferencial é o lançamento de coleções a cada 45 dias. Ou seja, seis coleções por ano, com catálogos que marcam as coleções e campanhas publicitárias de grande impacto no mercado nacional. Isso gera uma produção de 350 mil peças a cada lançamento. Tendo como carro-chefe o jeans e a malharia. A empresa possui quadro com 1.100 funcionários diretos, distribuídos em oito unidades de produção, todas no Paraná (duas em Cianorte, Paranavaí, Tapejara, Indianópolis, Terra Boa, São Tomé e Japurá) e mais de 1.500 indiretos. Motivo de grande orgulho pelo crescimento do Grupo, fundaram em 2006 o Instituto Morena Rosa de Responsabilidade Sócio Ambiental, Cultural e Desenvolvimento Humano, organização não-governamental sem fins lucrativos que tem, como principal objetivo, promover o desenvolvimento humano por meio de ações, projetos de responsabilidade social e proteção ambiental. Atualmente o projeto UMMO (Unidade Móvel Médico-Odontológica) fornece atendimento médico e odontológico gratuito aos funcionários do grupo e parceiros do instituto, com visitas periódicas de profissionais de saúde às unidades da empresa, em um ônibus itinerante.

O Grupo Morena Rosa faz parte das empresas que acreditam na valorização dos seus funcionários, adotando ferramentas de capacitação profissional e educação continuada, além de ações em prol da saúde e bem estar. Por conta disso, a empresa está entre as "150 Melhores Empresas para Você Trabalhar", do Guia Você S/A Exame do ano de 2007.



MORMAII
www.mormaii.com
Mormaii nasceu quando o médico Marco Aurélio Raymundo sentiu os efeitos da água fria prejudicando o seu desempenho no surf, numa manhã gelada de 1974. O local era Garopaba, no sul do Brasil, onde o jovem médico recém-casado se instalou para clinicar no posto de saúde local e criar seu filho numa praia tranqüila e com boas ondas.

Nas horas vagas, o jovem médico recém formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conhecido como Dr. Morongo, passou a desenvolver e costurar suas próprias roupas de borracha. Depois fez outras para seus amigos, e logo instalou uma pequena fábrica na garagem de sua casa. Este empreendimento se transformou na maior fábrica de roupas de neoprene da América Latina. O nome da empresa Mormaii é derivado da junção do apelido de seu criador - Morongo - com o nome de sua ex-mulher, Maira e "i" dobrado, deriva de Hawaii.

Hoje, a Mormaii é principal marca de roupas de neoprene para surf e esportes aquáticos da América Latina, com centenas de funcionários na fábrica e muitos outros integrando uma rede de mais de 25 lojas franqueadas e 37 fabricantes licenciados em vários pontos do planeta. A partir de sua sede na cidade catarinense de Garopaba, a empresa exporta produtos para vários países

Nenhum comentário:

Postar um comentário