Billabong
www.billabong.com.br
Billabong foi fundada em 1973 na Gold Coast, Austrália. Seus dois fundadores foram o surfista e shaper Gordon Merchant e sua esposa, Rena Merchant. A empresa foi imediatamente bem sucedida impulsionada pela grande procura pelos seus boardshorts (as bermudas de surfe). Já nessa época, a Billabong patrocinava competições e eventos voltados ao esporte, o que contribuiu para a divulgação e valorização da marca.
Nos anos 80, a empresa já estava consolidada no mercado australiano e iniciou a sua expansão internacional. Seu primeiro alvo foi a América do Norte, onde teve grande aceitação. Ainda nessa década, as vendas da marcas começaram a ganhar grande volume no mercado internacional, com destaque para a Nova Zelândia, Japão e África do Sul. No final dos anos 80, a empresa estabelece uma matriz européia.
Nos anos 90, o mercado mundial de surfwear cresce exponencialmente. A Billabong inicia uma estratégia de diversificação de produtos e começa a avançar sobre novos mercados, replicando o seu modelo de negócios para o público de outros esportes de prancha: skate e snow.
Em 11 de agosto de 2000, após uma reestruturação, a empresa se torna pública e passa a se chamar Billabong International Limited. Esta mudança torna o grupo financeiramente competitivo e a empresa se torna extremamente dedicada com um agressivo plano de expansão e conquista de mercado.
No início de 2001, o grupo compra a Von Zipper (marca de óculos escuros). Quatro meses depois, é a vez da Element (marca de skatewear) se tornar parte do grupo. Com o sucesso destas aquisições, a Billabong International ganha mais força e adquire a Honolua Surf Company.
Em janeiro de 2004, a Billabong adquire a Kustom (calçados), além da Palmers Surf, em setembro desse mesmo ano. A última aquisição do grupo foi a Nixon (relógios) em janeiro de 2006.
Além dos plano de expansão comercial, a empresa tem fortes estratégias de marketing. Desde a década de 70 não deixa de patrocinar eventos e competições junto a seu público-alvo. Mantém estratégias de diversificação de produtos e mercados. Na Austrália, Estados Unidos e recentemente no Brasil, abriu seus próprios pontos de venda. Tem planos bem estabelecidos de trade marketing e comunicação.
Brooksfield
www.brooksfieldjr.com.br
A Brooksfield nasceu em 1988, com sua primeira loja no shopping Iguatemi de São Paulo. A iniciativa de criar a marca, inspirada na alfaiataria italiana, nasceu ao notar-se uma lacuna no segmento de roupa masculina qualificada no mercado. Desde então, a empresa é reconhecida e valorizada por seus consumidores, atingindo um total de 32 lojas em todo o Brasil. A etiqueta oferece produtos para todo o guarda-roupa masculino, de roupas íntimas, esportivas e sociais até acessórios.
O diferencial da Brooksfield sempre esteve pautado na produção de roupas de altíssima qualidade com coleções para todas as estações do ano. Outra característica importante da marca está nos cortes de alfaiataria, o que consagrou a Brooksfield como uma loja de público fiel aos ternos e paletós, com consumidores masculinos do público A/B com mais de 25 anos.
Sua linha principal é a "Way of Life": variedade e bom gosto tradicionais da etiqueta estão representados, fidelizados pelo consumidor exigente - um público que tem estilo clássico e que gosta de agregar elegância, corte, estilo e qualidade ao seu modo de vida. Ternos e paletós são o grande destaque, todos confeccionados em lã fria, a famosa "fresca lana", em mais de cem padronagens de tecidos italianos. Entre eles, estão os de qualidade Super 100´, o exclusivo Super 120´, e até o objeto de desejo dos homens elegantes: o Super 150´,de Ermenegildo Zegna.
Nos últimos anos a empresa vem passando por atualizações e, preocupada em atender as necessidades de um novo consumidor, criou uma nova linha: A Brooksfield Collection. Integra a marca com uma nova imagem de moda, com um visual mais moderno e fashionista, diferenciado do clássico "A Way of Life".
Nenhum comentário:
Postar um comentário